FÉRIAS ?


Quando se está em aulas pensa-se nas férias mas quando se está de férias pensa-se em MAIS férias…

Foram as férias de 2 que passaram a 10 … às quais um único sentido pretendia dar … as que não foram cá mas lá; as férias nas quais não pensei … mas … para as quais vivi … as Férias …

Com o acordar ensonado, pequeno-almoço tomado e o saco preparado, passeado não digo mas um andado desacelerado, na praia me tinha encontrado com 1,2,3 vários de uma vez! Vou ali e tu vens aqui, vá jogar bola com o baixote, apanha bola, segura a raquete, vá falar àquele que promete, vamos ao banho que o calor me aquece, apanha onda aqui e tu ainda vens ali mexe-te mexe-te !!!

Acelerado torna-se o andado, pois o estômago já reclama o pequeno-almoço pouco reforçado.

E para hora morta já basta esta e a outra, vá aproveitar a viva que se segue, pois a última festa só depois da segunda morta. E não adiantando para a festa veja-se a viva que segue, vive-se no passeio ou num sono atrasado que à sua hora foi roubado.

E passado o maior calor, a praia chama com fervor, todos a quem pudor não tem valor. E volta-se ao baixote, à bola, à raquete, ao que promete e à “dona ondete” e por via do acaso volta-se à toalhete, estacionada ora ali atrás ora ali à frente na chamada rocha que não tem ete.

Já não queima, está-se bem, é a melhor hora para a bola, para a raquete, para a corrida que acaba na “dona ondete”, e a toalhete apenas serve para a indesejada segunda morta. E baixote já não há, só ficou o que promete.

Segue-se o banho de água doce, com a prima meia louca, e meia louca faz outra meia; com a cantarola improvisada e sempre animada, o banho de água doce nada deve em alegria ao banho da salgada!

Chega a última viva do dia, que já faz noite, bora dizer olá à volta triste, bora estar com o pessoal na risota ou na coisita melhorzita, vá à nata ou ao docito, vá ver o pintorsito, brinquito, e tirar fotos a tudo e ao nada, vá para a praia ver as estrelas e ouvir o mar, que não à melhor coisita para relaxar. E não se esqueça o livrito que sempre pode vir assinadito.

Com risota, com a prima, com os conhecidos que já se parecem a amigos, com tudo que nada se esperava fez-se 1 dia, e afinal não são 2 mas são 3, as mortas vem todas umas de cada vez… e esta de morta não tem muito, pois metade é viva e outra é morta, com a ladra que me rouba e que me esfria, com os brasileiros madrugadores, com o carro das 6, e com o tampão de algodão fecha-se a morta e começa-se a viva.

E não me esqueço dos que mais amo, os que fazem das mortas vivas, o pai, a mãe, a tia, o tio, a outra tia, o outro tio, a prima que foi mais cedo, mas que saudades deixou, e a prima que ficou, a que fez as horas mortas e as horas vivas, a prima que fez de mana, a prima que nada acorda enquanto "nana", a prima mais tola das tolas primas !

Foram as férias que mais eu fui eu;
As férias em que mortas eram vivas;
As férias que não passaram de férias …

Comentários

Anónimo disse…
pois demais estas férias diria memso muito PREFEITAS as melhores férias da mia vida com o alentejaninho ali com o diogo ali...akeles despertares e á noite sempre com um sorriso nos lábios...akela prima a cantar no duxe a outra doidinha a cantar ainda mais alto e o duxe d 15 minutos ficava pa meia hora coisa mais boa ter paxado as férias ctg amei mesmo...
^^
ah q repetir mesmo
Anónimo disse…
Pois é prima akelas noxax xaidas até ás tantas, dançar a toda a hora a todo o minuto,coisa mais boa...
depois ir conhecer quarteira td aiaiiaiaai... que saudades mesmo das nossas coisas mais q prefeitas...akelas tardes...akelas noites...akelas caiprinhas akeles beijinhos tão bons das curtes mais do alentejaninho lindooooooo...
enfim ixo e muito mais mesmo pima...

adorot
EboRâguebi disse…
Já Somos 10 "Contribuintes" no Projecto Link

6 Portugueses

2 Espanhóis

1 Brasileiro

1 Americano

Inscreve-te
Um "Artigo" por semana, o Tema é à tua escolha e o idioma também, Fotos, Vídeos, tudo o que quiseres!
Tixe disse…
és muito tola!!:) adorei o texto*

Mensagens populares deste blogue

(des)arquivado

já era tempo...