Fósforo & Urina


"Talvez não haja nada que exemplifique tão bem a estranha, e por vezes acidental, natureza da química como ciência (...) como a descoberta do alemão Henning Brand, em 1675.
Brand estava convencido de que era possível destilar ouro a partir de urina humana. (A semelhança da cor parece ter contribuído para a sua conclusão). Juntou 50 baldes de urina humana e guardou-os durante meses na cave. Depois converteu-a, através de variados e misteriosos processos, primeiro numa pasta nojenta, e depois numa substância cerosa translúcida. Claro que nenhum deles se converteu em ouro, mas o facto é que aconteceu uma coisa estranha e interessante. Passado algum tempo, a substância começou a brilha. Além disso, quando exposta ao ar, entrava muitas vezes em combustão espontânea.
O valor comercial da substância - que cedo ficou conhecida como fósforo, palavra tirada de raízes gregas e latinas que significam "que contêm luz" - não foi explorado por comerciantes ávidos de lucros, e as dificuldades inerentes à sua produção tornavam-na demasiado cara. Trinta gramas de fósforo eram vendidos a seis guinéus - talvez umas 300 libras na moeda de hoje - ou seja, mais cara do que o ouro.
A principio, convocaram-se soldados para fornecer a matéria-prima, mas o esquema não era propriamente o mais indicado. Por volta de 1750, um químico sueco chamado Karl (ou Carl) Scheele descobriu uma forma de produzir fósforo a granel, sem ter de passar pela porcaria ou pelo cheiro da urina. Foi em parte por causa desta descoberta que a Suécia se tornou num dos grandes produtores mundiais de fósforo, posição que ainda hoje mantém."( Bryson, Bill."7. Matérias Elementares."In Bryson, Bill. "BREVE HISTÓRIA DE QUASE TUDO". Lisboa: Quetzal Editores, 2004)

Que dizer disto? Vê-se muito gente maluca por aí, mas gente crente que a urina daria ouro! Grande imaginação! Pelo menos a urina serviu para alguma coisa!!! Foi a sorte ...

Comentários

AndreiaS disse…
Estamos sempre a aprender...

Beijinhos...

http://segredos_escondidos.blogs.sapo.pt/
David1822 disse…
Bem, o cheirinho da tal pasta nao devia ser muito agradavel nao... lol

Mensagens populares deste blogue

(des)arquivado

já era tempo...