Olha caiu !?...

Em Braga, no passado dia 8 de Setembro ruiu um prédio, custando a vida a 3 homens. “O presidente da câmara municipal, que também se deslocou ao local da derrocada, anunciou a abertura de um “inquérito rigoroso” para apurar as causas do acidente. Citado pela Lusa, Mesquita Machado quer avaliar a eventual negligência no escoramento das paredes”¹.
Escoramento das paredes? Perguntam? Eu perguntei? E a resposta que tive, por parte do meu pai, que também trabalha no ramo da construção civil (recuperação, como foi caso) foi uma comparação algo confusa! Disse ele, com uma forte vontade de me fazer perceber, quase, diria eu, mostrando uma enorme satisfação por me falar de algo que, afinal, percebia bem, “é como um homem bêbado, se tiver apoio em ambos os seus lados, não cai! ”.
O que queria ele dizer, e que mo explicou, é que estes prédios já de arquitectura antiga encontram-se “colados”, (a cola é que, às vezes, é fraquinha) alguns até pela mesma parede, e quando se mexe num há a forte possibilidade que os outros se sintam rejeitados e tenham vontade que também se lhe mexa, e caiem! Como estão colados é necessário aquando da recuperação de um que este não fique oco, quero eu dizer, tira-se-lhe todo o material e ele fica só com a fachada!
Prosseguindo, se este prédio não for escorado, ou seja, se não colocados “troncos”, diga-se, na horizontal (e vertical, de rés de chão a 1.º andar, de 1.ºandar a 2.º…) que vá do prédio que se encontra no seu lado esquerdo até ao do seu lado direito, este deixará os os seus adjacentes com falta de apoio, em que a falta pode levar à queda!
Percebem agora a comparação do bêbado? Não! … Imaginem três bêbados, um mais bêbado do que os outros dois, acontece que se todos estiverem juntos! Nenhum cai! Considere-se que o bêbado mais bêbado representa o prédio em obras, se este bêbado se lembrar de saltar! Se conseguir! Mas imagine-se que consegue, os outros dois que iriam supostamente um de cada lado vão cair porque ficaram sem apoio! O mesmo acontece com o prédio! Só que não salta! O que acontece ao prédio é que ou não foi, ou foi mal escoriado!
Bem, só agora percebi o tamanho do texto! E tudo isto para defender a “tese” dos bêbados saltantes vs prédios colados! Contudo, também o fiz para, de certa forma, demonstrar que se torna importante que os senhores empreiteiros tenham consciência e a decência de reflectir no que pode resultar de brilhantes ideias como a despreocupação na segurança no local de trabalho. E mencione-se também, que prédios destes são o que não faltam pelo país! Por isso ou vamos a ter cuidado por onde andamos ou começar a pensar como GENTE!

Para quem não percebeu … ²
Escora, aquilo que ampara ou sustém alguma coisa: A parede está segura por escoras de madeira. sin. suporte;

Escoramento, 1.acto ou efeito de escorar. 2.o conjunto das escoras que suportam muro ou parede que ameaçam ruir: A enxurrada molestou o escoramento do edifício.


¹ retirado de: http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=3622428&visual=26&tema=1
² retirado de: Tavares, António; Coelho, António Teixeira – “Dicionário Actual da Língua Portuguesa”. Edições Asa – 2002

Comentários

David1822 disse…
Eles fazem "inqueritos rigorosos" para que?! O predio ja caiu, nao ja? As pessoas deviam pensar mais em prevenir do que remediar... Enfim... =S

Mensagens populares deste blogue

(des)arquivado

já era tempo...