Criacionismo vs Evolucionismo


Nem todos abordamos a vida, a existência da vida, do mesmo ponto de vista e nem obrigados a isso somos, as duas ideias são nos expostas e apenas nos resta decidir entre uma ou outra.

O motivo porque escrevo acerca deste assunto, que por mais que falado seja nunca chegará a consenso geral, advém de uma conversa, em que pessoa xx diz ter visto comentários, a determinado filme, do tipo: Diz Criacionista –“ Qual foi o cientista que filmou o Big Bang?”, posto isto; Evolucionista responde – “ Qual foi o padre que filmou Deus?” – Toma lá que já foste!

Em linhas gerais, a Teoria criacionista ou da “criação especial” diz-nos que seres vivos são devidos a um acto de criação especial, por parte de um ser sobrenatural (Criador), tendo surgido todas de uma só vez. Terá alguma relação com a expressão – “Tudo ao monte e fé em Deus”?

Relativamente á teoria evolucionista, é fundamental a triagem do que se lê, a fim de evitar confusão e discussão baseada em pressupostos errados, portanto fica aqui a definição que me foi transmitida:

- “Todas as mudanças que transformaram a vida desde um antepassado comum até à diversidade actual.
- Toda a vida originou-se a partir de procariotas há 3 mil milhões de anos.
- Todas as espécies modernas surgiram de formas anteriores.
- As espécies variam ao longo do tempo e adaptam-se ao meio ambiente.
- A história evolutiva é em forma de árvore ramificada”

Evolucionismo e Criacionismo são teorias e todas as teoria podem ser refutadas, contudo, e para isso são necessárias provas concretas, não simples crenças! Porque se é verdade que criacionistas nunca viram Deus, salvo raras alucinações, a sua hipótese é tão falsa como a de um evolucionista nunca ter assistido ao Big-Bang!

Uma das teorias fixistas, e sem dúvida a mais imaginativa era o Espontaneísmo, era a teoria que tentava explicar o aparecimento de vida, em que espécies surgiam independentemente uma das outras, a partir de matéria não viva, mediante determinadas condições e sob a acção de um “princípio activo” presente na matéria e que, por si só, era capaz de gerar vida. Esta teoria criava verdadeiras receitas de produção de seres vivos.

Se havia dificuldade de gravidez, aqui está uma solução que muitos deveriam ter usado! Pode tentar, nada perde, apenas tempo, mas aconselha-se que acredite em Deus! Pois vai precisar de um verdadeiro milagre!

Como obter homúnculos:
“ … Deixar sémen de homem em putrefacção numa abóbora durante quarenta dias, ou pelo menos até começar a viver, isto é, a agitar-se. Ao fim deste tempo será em certa medida semelhante a um ser humano, apesar de transparente e sem corpo. Se o alimentarmos cada dia com soro de sangue humano e se o mantivermos durante quarenta semanas num ventre de cavalo, torna-se num verdadeiro ser vivo e com tudo o que tem o filho de uma mulher, só que mais pequeno. É o que chamamos homúnculo. É preciso tratá-lo com grande cuidado até que evidencie sinais de inteligência.” Paracelso (séc XVI)

Quer um escorpião? Para assustar a vizinha coscuvilheira do lado, o chato do vizinho do andar de cima, ou então simplesmente porque quer um amiguinho! Siga a receita! Ou será melhor um ratito?

Como obter escorpiões:
“… Escavar um buraco num tijolo e meter lá erva e serpente bem esmagada. Aplicar um segundo tijolo sobre o primeiro e expor ao sol. Alguns dias mais tarde, a serpente age como um fermento e nascerão pequenos escorpiões.” Van Helmont (1648)

">Como obter ratos:“… Comprimir uma camisa de mulher, de preferência um pouco suja, num vaso com trigo. Ao fim de vinte e um dias o fermento do suor feminino transforma o grão em ratos.” Van Helmont (1648)

Alguns Argumentos contra o criacionismo

-”O Criacionismo não pode ser considerado como uma ciência - Nem sequer uma teoria. Uma teoria requer análises, estudos, experiências(…)”(…) “O criacionismo não possui bases cientificas porque é uma visão de mundo”
- “A Evolução é uma teoria fundamentada (…) em experimentos realizados, enquanto que o Criacionismo é abstracto (…) e desprovido de bases científicas.”
- “Os argumentos neocriacionistas que utilizam recentes descobertas da ciência - De uma forma geral, são falácias que poderiam provar a veracidade de qualquer crença (…)”
- “O Evolucionismo esforça-se em explicações para os eventos da natureza - Enquanto que o Criacionismo esforçasse em adaptar os eventos da natureza à sua visão de mundo.”(http://www.shalomunited.com/new/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=365)

Argumentos contra evolucionismo (consideradas, pelo site, as maiores falhas da evolução

- “Crer na evolução viola a Primeira Lei da Termodinâmica, a lei da conservação da energia, que estabelece que a energia pode ser convertida de uma forma a outra, mas não pode ser criada ou destruída (…)”
- “Crer na evolução viola a Segunda Lei da Termodinâmica, a lei da dissipação da energia. A energia disponível para trabalho útil em um sistema funcional tende a dissipar-se, embora a energia total permaneça constante(…)”
- “A evolução viola a Lei da Biogênese de que a vida vem apenas de uma vida pré-existente e apenas perpetua sua própria espécie (…)”
- “Não existe prova alguma no registro fóssil que confirme a evolução (…)” (http://www.earthharvest.org/pt/ApologiaDaBibliaChristianismo/ExisteUmDeus/9DesenhadorDeusVersesDarwin.htm)


Ao longo do texto, a palavra criacionista deu erro, será o dicionário de que computador usufrui evoluído? Ou será ele analfabeto?

Comentários

NM disse…
Interessante.
Vou ficar atenta ao teu blog :)
Confesso que ainda me está a meter confusão aquela teoria toda da criação de um ser humano, um escorpião ou um rato a través de processos bem estranhos! Espero não sonhar com essas coisas! lol
Daniel Martins disse…
Ainda hoje, o meu almoço foi acompanhado por uma discussão sobre este tema. Na altura estava mais interessado no prato que se encontrava à minha frente e a minha participação na troca de ideias foi muito fugaz, resumindo-se ao bater do ritmo dos talheres.
Agora que a noite já vai longa, percebo um pouco melhor as diferenças entre teorias.
Um post muito interessante... e didáctico!

Mensagens populares deste blogue

(des)arquivado

já era tempo...