Sono & Sonho


Ultimamente tenho padecido de algo parecido a insónias! Não me vale a contagem de carneirinhos, nem de estrelinhas, nem mesmo a simples contagem, em ocasiões normais chego aos cento e pouco, em condições recentes chego aos mil. Ora o meu repouso nocturno nunca foi conhecido pelos melhores motivos, pensava que no fundo do problema ou estava a dificuldade em adormecer, que me deixava inquieta por já não dormir as horas necessárias a um repouso conveniente ou os sonhos.

Corre, ou anda rápido, que quem sonha muito, dorme mal! Também circula, que toda a gente sonha mas que nem sempre se lembra, eu pertenço ao grupo dos que se lembra! E se existe imaginação durante o dia, também existe durante a noite, porque é uma grande mistura de acções temporais e espaciais; de pessoas e objectos, de sentimentos e emoções!
Ao que parece toda a gente sonha, pois se assim não fosse, ter-se-iam alucinações, com possibilidade de loucura. Lembrar ou Esquecer? Lembrar do que se sonha, depende de muitos factores, incluindo a vontade de querer saber o que se sonhou, existem “coisas” com que se sonha que o consciente se recusa aceitar. A auto-censura, se o sonho for muito marcante, o sentimento de censura não permite relembrar o que se sonhou! Quando se sonha, não existem limites, a imaginação reclama as asas que a consciência escondeu! Outro factor é o cansaço, pessoas cansadas, stressadas não costumam lembrar porque o sono é mais “pesado”! Sonhar é bom! E lembrar pelos vistos também! E na base da suposição de que os sonhos eram suspeitos, declaro-os inocentes.

Com esta coisa dos sonhos, e porque em tantos textos que li, aconselhava registar o que se sonhava para uma melhor compreensão de nós mesmos, até mesmo do nosso lado mais obscuro, decidi passar a escrevê-los,um "diário de sonho", quem sabe se não dá uma boa história!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

(des)arquivado

já era tempo...