Design =?

Aqui há uns dias pediram-me para ceder um bocadinho do meu tempo numa entrevista. Cansadita e numa mistura de contrariedade e cooperação lá fui em direcção ao parque de estacionamento do segundo supermercado maior cá da “terra”, supermercado, até agora, com excelente reputação no Norte – Supermercados Freitas. Ora bem e o tema, esse era excelente, não podia estar mais a sul, ou a norte – Design!


Só eram três perguntas, e a asneirada não se resumiu a três vezes, um turbulento remoinho de palavras com um estúpido riso fizeram uma entrevista algo engraçada, que iria ser partilhada com umas míseras 50 pessoas!


1ª Pergunta -) O que é o design?

2ª Pergunta -) O design é importante para sociedade?

3ª Pergunta -) Onde encontramos o design?

1ªResposta -) Ah, o que é design? (olha a pergunta respondida com a pergunta), portanto design é “pegar” num objecto que até pode existir e transformá-lo em algo mais útil, torná-lo útil (…); Resposta da entrevistadora – Design surgiu como a resposta a um problema da sociedade. Por exemplo quando surgiu o interesse de se arranjar um objecto onde se colocasse a roupa, criaram-se os armários. (À interessante =`’)


2ª Resposta -) Depende (…) (Nem escrevo porque a resposta é tão absurda que nem vale a tinta frágil desta máquina inteligente)


3ª Resposta -) Electrodomésticos (=?) Queres mais? – Do outro lado da câmara alguém se ri e abana com a cabeça, rio-me também… e depois de pensar muito, nem sei porque pensei, digo – Peças de imobiliário (=????) É mesmo BUURRRAAAA ser tu!!!

Resposta da entrevistadora -) Design está presente em tudo!!!


(Assim que cheguei a casa corri ao dicionário e procurei imobiliário, as minhas suspeitas confirmavam-se, design está presente em todo o lado menos na compra e venda de imóveis =X)


E agora uma explicação um tanto ou mais formal, do meu amigo e útil “Dicionário Actual da Língua Portuguesa” (actual? Vá em 2002 era, espero que se mantenha) – (Palavra inglesa que ocorre para designar) desenho decorativo e utilitário (industrial, ou de equipamentos, da moda, da comunicação, etc.) que procura para os objectos de uso quotidiano formas novas e adaptadas à sua função.


Pelo que percebi, design para a sociedade ainda é uma palavra desconhecida, não no sentido da palavra em si, mas do significado. A conclusão do trabalho (que por sinal ficou muito bom =’)) a que me submeti como cobaia baseia-se – Quem "trabalha" em design percebe de design! Quem não "trabalha" ,não percebe de design! Divulgação! É outra palavra que vem no dicionário!


“Design está presente até nas unhas, unhas de gel!”


Entrevistadora: Carla Amaral de Design Industrial

Comentários

Nuna Márina disse…
Pois eu vi a entrevista!! Tava muito fixe... em apenas 3 pequenas e inocentes respostas tu conseguistes deztruir anos de pesquisa e convençoes... Fizeste com que os pais do design dessem voltas nas campas mas no crise!!! O que importa é que nós te amamos muito independentemente de tudo. beijos.

Mensagens populares deste blogue

já era tempo...