Pela segunda vez tenta-se a hora do Planeta

Durante uma hora propõem-se às várias comunidades ao fecho da luz, ao regresso aos primórdios longínquos, à ignorância do ignorante, por uma segunda vez!

Pergunto-me se existirá alguma analogia que me credibilize na pragmática questão: O que será uma hora em 4600 mil milhões de anos de vida de um Planeta?
Compreendo o raciocínio incutido em frase “Apaga as luzes e vê a diferença que podes fazer no combate ao aquecimento global”, curiosa fico, se a mensagem irá durar passados os 60 minutos em conscientes cabeças de algo que na consciência pesada todos têm.
Enquanto o repetido acontecimento se der o que fará toda a gente? Estarão na prestigiada hora do sono que prestes nos estão a retirar, farão a caminhada pelo bem-estar do Planeta, acenderão uma vela pelo medo da escuridão? Ou, como me diziam, estarão a pensar que naquele momento outras gentes apagaram as luzes? Ou pensarão de que se trata o Aquecimento Global? Insiste-se, ando tão duvidada disto, que terei que estudar para aplicar conceitos extraordinariamente fortes que me provem que o correcto seria expressar Alterações Climáticas.
“Lisboa vai unir-se a centenas de outras cidades…”Portanto, restantes não incluídas, luzes permanecem, enquanto a capital fica descapitalizada de luz! Fomos excluídos do cartaz, pela negativa aderência pública e institucional, mas que importa? O resto de país solidário com a desencantada Lisboa, corre-se-lhe atrás do feito, não a deixaremos sozinha, pelo Planeta!

Acredito tratar-se de um gesto bonito, com alguma magia até, mas impotente num organismo que quando torto nasce, torto morre, não será este o gesto que fará criaturas teimosas como estas, pensarem no bem-estar da sua humilde casa!

Comentários

Daniel Martins disse…
Compreendo as tuas questões. Mas há sempre que olhar para este tipo de iniciativas e louvar a sua tentativa de consciencialização.
ana disse…
É com bons olhos que as vejo, seriam precisas cada vez mais. Contudo, não vejo em que medida fará uma hora de ausência de luz nas mentes das pessoas, respectivamente na luta contra as alterações climáticas, quando muitas nem sabem o que são, não sabem pelo que lutam, porque a informação anda distorcida, se algo importante há a fazer é esclarecer o que é isto das alterações climáticas! Se existe? E se existe o que devemos fazer? Não consigo deixar de ver isto como algum espectáculo, ainda que inofensivo.
Ju disse…
Ana em primeiro lugar obrigada pelo 1º comentarioxinho ao meu blog recem criado(:
Em relação ao teu post concordo com o Daniel, por minima que seja ha k louvar as pequenas iniciativas* é preciso começar por algum lado.

(:

Mensagens populares deste blogue

(des)arquivado

já era tempo...