Estaríamos no ano de 2003, quando o formigueiro pelas ciências da natureza começou a fazer uma certa comichão! A comichão era tanto mais intensa quando a palavra vulcão vinha à baila. Não só devorava literacia sobre vulcanologia como tudo que era filme ou documentário que metia o dito VULCÃO! A supremacia e beleza de tal processo sobre tudo e todos deixava-me paralisada sempre que a palavra surgia! O barulho, a cor, os cheiros, o mistério, tudo se foi entranhando em mim pouco a pouco. Até que cheguei ao meu 9.º ano e tive de decidir qual o melhor caminho a tomar.. falava-se da área das humanidades (a que tinha a matemática fácil), da área científico/natural (a que tinha a matemática difícil), da área da economia (a que tinha muita matemática) e da área das artes (a dita em que se faziam desenhos)! Contudo, como mente confusa que é a de uma menina de 14 aninhos, a escola proporcionava o acompanhamento por parte de uma psicóloga! Ora a minha escolha estava feita, eu gostava de vulcões, portanto bota vulcões para frente! Apenas precisava de saber qual o curso a seguir e o nome a que se dava às pessoas que trabalhavam com "vulcões"! Contudo, a psicóloga que me orientou entra no grupo que tão bem conheço das pessoas que desconhece a palavra Geologia, confundindo-a na maior parte das vezes com uma outra bastante parecida,  a Geografia! Ora como muitos de vós devem saber a Geografia insere-se na área das humanidades ao contrário da Geologia que se insere na área do científico/natural. Portanto, já conseguem imaginar o que aconteceu.. fui induzida, erradamente, na área que devia seguir! Conclusão: Bastaram uns dias em humanidades para perceber que eu não queria história, mas biologia e geologia, que não queria geografia mas física-química E... como não fujo à regra queria a matemática fácil!  
Cerca de um mês depois consegui mudar para o tão desejado curso de científico/natural! A coisa a princípio correu muito mal, uma vez que mudei de curso na altura de testes ... posso dizer que a minha média de 1.º período estava bem baixa (negativa quero eu dizer), mas nada que não se resolvesse nos períodos seguintes, conseguindo acabar o ano com boas notas. A paixão pelos vulcões manteve-se durante todo o primeiro ano, até que comecei a pensar com a CABEÇA, colocando de parte a geologia. No 11.º ano insisti com Análises Clínica! No 12.º ano já pensava em seguir Biologia ou um outro curso ligado à saúde! Acabando por colocar como primeira opção da candidatura à universidade Biologia Aplicada, seguindo-se Optometria e Ciências da Visão, Biologia-Geologia, Bioquímica, Saúde Ambiental e por fim Educação Básica (uma espécie de segurança). Ironia do destino, as médias subiram e entrei justamente em Biologia-Geologia! Uma choradeira, dizia eu que não queria ser professora (não sabia eu que no ano em que concorri, o curso havia perdido a parte pedagógica), e que tinha passado três anos em "clausura" em vão! Convenci-me de que se não gostasse mudava no próximo ano. Contudo, o formigueiro voltou a atacar, acabei por fazer o curso com gosto e dei graças por não ter entrado em Biologia Aplicada. 

Os Açores são conhecidos pelo laboratório natural de excelência para o desenvolvimento de estudos na área das ciências da terra e desde sempre ocuparam um espacinho em mim, pois era a única porção de terra portuguesa que detinha de vulcões activos. Em 2009 para minha alegria conheço a ilha de S. Miguel - Um verdadeiro paraíso na Terra!

Fase de candidatura a mestrado e a Vulcanologia reaparece, surgindo a possibilidade  de fazer mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos nos Açores, contudo foi me impossível deslocar para fora do continente nesse mesmo ano e optei pelo mestrado em Património Geológico e Geoconservação, que me facilitaria ligar as áreas posteriormente. Actualmente sigo para o segundo ano com a redacção de uma dissertação em terras açorianas! 

Assim sendo, daqui a sensivelmente dois mesinhos, a continental chega à ilha de S. Miguel, desejosa de apaziguar o bichinho que remói desde os meus 13 aninhos e cheia de vontade de aprender e viver o que de melhor esta ilha tem!

Portanto, mãe, pai, vou pra S.Miguel !

Comentários

Pinkie disse…
Parabéns! Não há amor como o primeiro, espero que sejas muito feliz nessa área. E a psicóloga da tua escola devia-se ir informar dos currículos de cada área para não induzir ninguém em erro.

Beijinhos ;)

Mensagens populares deste blogue

(des)arquivado

já era tempo...